top of page
Logo beyra_sem festival3.png

FOTOLIVROS

 

Os fotolivros podem existir em formas diversas y irrestritas. Em termos gerais, são livros nos quais a fotografia ocorre como um importante, senão o mais importante, sistema de linguagem.

Como formas autônomas de expressão, os fotolivros podem ser desenvolvidos tanto a partir de fotografias pensadas para integrar um livro (sejam elas documentais, experimentais etc.), quanto por meio de apropriações de imagens de domínio público ou de registros comuns (como fotos retiradas de álbuns de família ou cliques cotidianos feitos com o celular, por exemplo).

Fotolivros são assim publicações com um cuidadoso sequenciamento y edição dos  signos que os compõem (imagens fotográficas, texto verbal, pintura, desenho, diagramas etc). É por meio dessas combinações y sequenciamentos que são construídas as  narrativas y os argumentos visuais. 

No Brasil, os fotolivros começaram a se desenvolver de maneira mais expressiva na segunda metade do século XX. As décadas de 1960 y 1970 se destacam, especialmente, como um período que concentrou grande número de publicações significativas no que se refere tanto às experimentações formais quanto à utilização do fotolivro como maneira de pensar realidades y apresentar visões de mundo.

  • Instagram
  • Facebook
Parceiros:
linha de logos parceiros.png
Realização:
bottom of page